Procrastinação não é sinônimo de vagabundagem, mas nem de eficiência

Decidi escrever esse texto enquanto termino um artigo para um Journal, colocando em prática minha teoria sobre a procrastinação :~|

Se a gente procura o significado da palavra procrastinação no dicionário encontra algo como “Ato ou efeito de procrastinar; adiamento, delonga, demora.“. Ou seja, é adiar algo que você deveria fazer naquele momento.

Entretanto, percebo que essa palavra vem sendo utilizada com um significado um pouco diferente, ou mais contextualizado. O que ocorre é que é possível adiar algo que você deve fazer para não fazer nada, ou fazer alguma coisa completamente inútil.

Mas o que o ocorre de fato, quando alguém diz que está procrastinando, é que não está realizando a tarefa que deveria fazer naquele momento. Mas, está fazendo algo que é útil e que teria que ser feito futuramente.

Em outras palavras, a procrastinação tem muito a ver com a definição de prioridades e também em conseguir seguir seu planejamento de prioridade.

Então, você tem um conjunto de tarefas:

  • Escrever seu TCC – Prioridade Muito Máxima
  • Fazer compras – Prioridade Média
  • Faxinar a casa – Prioridade ‘Minimíssima’
  • Dar banho no cachorro – Prioridade Mínima
  • Desenvolver um Aplicativo de uma ideia – Prioridade Mínima
  • Aprender uma linguagem de programação – Prioridade Mínima

Aí, você olha para sua lista de tarefas e percebe que deve escrever seu TCC. Senta-se a frente ao seu computador, abre o Word. O cursor piscando na página em branco é como uma imagem de uma tragédia: lhe da náuseas, ânsia de vômito!

Você permanece ali olhando para o cursor por 10, 20, 30 min (ou até mais de horas) e, a partir de uma fúria mental, se levanta. Apavorado!

O que você faz? Pega um balde, panos, sabão e todo material que você precisa. Começa a fazer a faxina na sua casa.

O que ocorreu? Fazer a faxina era uma atividade inútil? Não! Simplesmente não era prioridade naquele momento.

Mas a maldição da Procrastinação impede que a gente desempenhe a tarefa que é prioridade no momento para realizar uma tarefa que é útil, mas não é prioridade.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of